Para mim, a primeira e primordial arquitetura é a geografia
-Paulo Mendes da Rocha-
Música;
Dança;
Pintura;
Escultura;
Teatro;
Literatura;
Cinema.
Essas foram as sete artes escolhidas por Riccioto Canudo ao escrever seu famoso “Manifesto das Sete Artes”, em 1911. Mas... Cadê a arquitetura, hein senhor Canudo?
Quando estudamos história da arte, aprendemos que a primeira manifestação artística a que podemos nos referir são as pinturas rupestres, em paredes de cavernas, as mais antigas datando do período paleolítico, ou seja, mais de 10000 a.C., quando não havia nem ao menos o Homo sapiens. Foi nesse período que o homem começou a morar em cavernas e, na minha humilde opinião, foi quando surgiu a arquitetura.
Muitos dirão que nessa época os homens ainda não construíam de fato, portanto não faziam arquitetura. Mas eu penso que a arquitetura surge quando o homem tentou pela primeira vez resolver seu segundo maior problema (sendo o primeiro a alimentação): o problema do abrigo. Começamos a morar em cavernas quando a última era do gelo assolou o planeta e este se tornou um lugar bastante inóspito para a maioria dos mamíferos. Dessa forma poderíamos dizer que a arquitetura foi a primeira arte que o ser humano foi capaz de fazer. Depois do degelo, começamos a realmente construir nossas casas, começando pelos primitivos dolmens e em poucos milhares de anos atingimos a capacidade construtiva que temos hoje.
Talvez o senhor Canudo tenha excluído a arquitetura de suas sete artes devido a um conceito de arte bastante aceito – que diz que arte é algo com suporte material feito para comunicar algo. Bem, nesse caso a arquitetura está realmente fora.
Pensando por esse lado, a arquitetura realmente não procura passar mensagens ou comunicar algo, mas sim resolver o nosso problema de dar abrigo. E dar abrigo não apenas a nós mesmos, mas também a tudo aquilo que criamos, dar abrigo a todas as outras artes. Assim sendo, construímos lugares para se ouvir e fazer Música, lugares para se apreciar e criar a Dança, belos museus para abrigar a Pintura e a Escultura, magníficos Teatros, enormes bibliotecas para amparar a Literatura e magníficas salas para consagrar o Cinema.
Digo “Arquitetura mãe das artes”, pois todas essas sete artes surgiram imersas na arquitetura. Foi nas cavernas onde surgiu a música, a dança, a pintura e a escultura, foi na polis grega que se consolidaram o teatro e a literatura e foi na moderna Paris que surgiu o cinema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário